Dia Internacional da Mulher: a origem operária do 8 de Março

person Posted By: Aly John list In: We are denim On: comment Comment: 0 favorite Hit: 554
O Dia Internacional da Mulher é comemorado em 08 de março, data que está relacionada com um acontecimento que ocorreu na Rússia czarista no ano da Revolução Bolchevique, 1917.

Este é o mês da homenagem a todas as mulheres, mas este não foi criado para o consumismo em massa, mas sim com raízes históricas profundas e sérias.

Este dia é celebrado em vários países no dia de hoje 08 de março e tornou-se um consenso entre os movimentos feministas do século passado e foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975.

Nos dias de hoje a data é lembrada como um dia para reivindicar a igualdade de gênero com manifestações em todo o mundo para relembrar a origem da luta de mulheres que trabalhavam em fábricas nos Estudos Unidos e em alguns países da Europa.

Foi com um movimento socialista no dia 26 de fevereiro de 1909 em Nova Iorque que começou a campanha de melhoria de condições de trabalho e exigência dos seus direitos. 15 mil mulheres marcharam nas ruas da cidade para manifestarem o seu total desagrado das suas 16 horas de trabalho por dia e seis dias por semana. Caminhavam com o slogan “Pão e Rosas”, em que o pão simbolizava a estabilidade económica e as rosas uma melhor qualidade de vida.

Além do mais, Março passou a ser um mês marcado por várias manifestações organizadas por mulheres:

  • Em 1911, na Áustria, Alemanha, Dinamarca e Suíça, milhares de mulheres marcharam a exigir o direito de voto, de trabalho e o fim da discriminação;
  • Também em 1911 a associação Women’s Trade Union League organizou uma manifestação, com mais de cem mil pessoas envolvidas que protestaram contra um incêndio, que vitimou 140 mulheres, por falta de condições de trabalho;
  • Na Rússia, a revolução bolchevique teve o seu inicio em 1917, com as reivindicações de mulheres que reclamavam por “pão e paz”; No ano de 1937 mulheres espanholas revoltaram-se contra o regime franquista;
  • Já em Itália, no ano de 1943, um movimento feminino protestou contra Mussolini e exigiu o fim da II Guerra Mundial;
  • Em Portugal, a luta pela implantação da República, que levou à queda do regime fascista, contou com a ajuda das mulheres, que até 1974 não tinham muitos dos direitos que deviam usufruir como cidadãs.

Atualmente, a data é comemorada em mais de 100 países. Em Portugal, não se sabe ao certo quando é que o Dia Internacional da Mulher foi instituído, mas não deixes passar esta data em branco. Mima as mulheres da sua vida especialmente neste dia, mas nunca esquecer os que se seguem!

Comments

No comment at this time!

Leave your comment

Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
close Shopping Cart
close Shopping Cart

New Account Register

Already have an account?
Log in instead ou Reset password