A história do Denim: descobre como se tornou a peça favorita

A história do Denim: descobre como se tornou a peça favorita
Publicado em

O denim é, sem dúvida, o eterno companheiro das nossas vidas. A invenção mais acertada no mundo da moda, sendo acessível e sempre certeiro.

 

Garantem-nos versatilidade e torna-se uma boa aposta para qualquer tipo de ocasião. No entanto, o denim nem sempre foi essencial ao nosso dia-a-dia.

 Relembramos os momentos mais marcantes da história dos Jeans.

 

 

1792

O tecido “denim” foi fabricado pela primeira vez na região de Nîmes, em França. Rapidamente tornou-se conhecido como o “tecido de Nîmes”, daí a origem do seu nome. Característico pela sua grande durabilidade, robustez e sem necessidade de grandes cuidados, acabou por ser o tecido mais utilizado pela classe operária.

 

Nimes

 

1873

Os americanos desenvolveram um tecido, seguindo os mesmos padrões que o que foi criado em Nîmes. Vendido para cobrir as carroças dos mineiros, Levi Strauss, que deixou a Alemanha e viajou até a America para alcançar o sonho americano, percebeu que os próprios mineiros precisavam de roupas mais resistentes. Assim, em 1873, junto com Jacob W. Davis, descobrem como dar uma nova utilização ao tecido e criam calças para estes trabalhadores.

 

mineiros_denim

 

 

1890

Os jeans passam a ser azuis! Sendo originalmente castanhos, Levi decidiu experimentar tingir os jeans com o corante de uma planta chamada Indigus.

 

Indigo

 

Década de 30

Os jeans tornam-se um sucesso mundial!

Foi a partir desta década, junto com os filmes americanos do famoso Oeste que os Jeans alcançaram a popularidade.

A Segunda Guerra Mundial também contribui para o seu crescimento, estimulando uma imagem de virilidade de quem usava o tecido.

Rapidamente os jeans deixaram de ser a roupa da classe operária e passaram a ser uma tendência.

 

western denim

 

 

A partir da Década de 50

Famosos como Elvis Presley, Marylin Monroe ou James Dean destacaram ainda mais a potencialidade e tendência dos Jeans.

Audrey Hepburn, por exemplo, fez história com os jeans utilizados no filme Breakfast at Tiffany's.

 

Elvis Presley

Audrey

 

Década de 70

Chega a famosa calça à boca-de-sino! Seguindo o ambiente Flower Power destacado pela década de 70, com a cultura hippie.

 

denim_flare_jeans

 

 

 

1990

Os “Mom Jeans” chegam para se tornar um ícone e um clássico do denim.  Com cintura alta e fitting retro, rapidamente tornam-se virais e utilizados por todo o mundo.

 

mom jeans

 

 

2000

Entramos no novo século e no mundo do denim surgem transformações: cinturas superbaixas e o extra curto. Um verdadeiro símbolo da moda denim desta epóca foi Britney Spears. Nunca iremos esquecer o look total denim utilizado na Red Carpet, por Britney e Timberlake!

 

britney_timberlake

 

Atualmente

O denim já está completamente presente nas nossas vidas e no mundo da moda. Transformando-se de ano para ano, inovando nos materiais, formas e estilos.

 

denim

0 comments

Deixar um comentário

Todos os comentários do blog são previamente avaliados, antes da sua publicação

Olá :)

Subrscreve à Newsletter

O teu Cesto de Compras está vazio.