Denim...oh denim!

Denim...oh denim!
Publicado em

Blusão de ganga. Três palavras que nos remete imediatamente para um imaginário icónico, rebelde, quase revolucionário. Também é provável que se transmita emoções mais profundas.

 

blusão ganga

 

 

Soa familiar, soa a porto seguro e a boas recordações. Lembra fotografias antigas da mãe, das tias e dos amigos, praticamente iguais às fotografias de todas as mães, de todas as tias e dos amigos delas que conhecemos. 

 

Temos uma vaga ideia de que o podemos associar a uma mão cheia de filmes antigos e uma dúzia de estrelas de Hollywood. Quase que podemos jurar que já o vimos em alguns editoriais de moda... É confuso. 

 

Mas será que o blusão de ganga esteve sempre ali, ao nosso lado? Sempre a fazer parte da nossa vida, a ajudar a construir memórias, conhecimento e a enriquecer a nossa cultura?

 

 

E não é que esteve mesmo? 

 

my kind of joy

 

Esta peça foi criada por Levi Strauss, fundador da Levi's, em 1880, como uma solução confortável e resistente para todos os cowboys e mineiros. Funcionava quase como um uniforme. Na Aly John, todos conhecemos as qualidades infinitas qualidades que uma boa ganga pode ter e a História prova isso mesmo. 


Nos anos 50, as peças em ganga, particularmente o blusão, começou a ser um símbolo de rebelião e delinquência dos adolescentes. Na década seguinte, foi adotado pelos hippies e pelos movimentos liberais de paz e amor e, em 1970, esta peça - agora rasgada e personalizada - tornou-se uma "propriedade" do estilo punk e rock. Em suma, durante décadas, o blusão de ganga foi um símbolo inequívoco das novas gerações, criativas, ativas, reacionárias e cheias de vontade de mudar o mundo. 

 

 

denim_celebrities

 

No entanto, num universo paralelo, Hollywood apoderou-se do modelo e reinventou-o, tornando-se uma das peças mais desejadas da época. Ele foi co-protagonista em diversos filmes, apareceu em destaque em várias sessões fotográficas e fez várias aparições públicas, juntamente com as personalidades mais famosas da época.


Hoje, o blusão dde ganga é bastante democrático, como em geral, a moda em si. Não pretende marcar um estilo, uma tendência, um grupo ou uma tribo. Não discrimina sexo, idades, estilos de vida, raças ou gostos pessoais. 

 

O blusão de ganga é agora a peça mais cool e descontraída que temos no roupeiro, sem nunca ser pretensiosa, sem pretender marcar um ponto de vista político ou social como nos anos anteriores ... A menos que queiramos. Esta peça pode ter um ar mais vintage ou mais avant garde, pode ser clássica ou extravagante, cheia de detalhes, rasgos e aplicações ... 

 

O blusão de ganga pode ter em si tudo o que pudermos imaginar, para que nós posamos ser tudo o que quisermos ser. 

 

 

 

0 comments

Deixar um comentário

Todos os comentários do blog são previamente avaliados, antes da sua publicação

Olá :)

Subrscreve à Newsletter

O teu Cesto de Compras está vazio.