Comprar Moda de forma consciente: Slow Fashion

Comprar Moda de forma consciente: Slow Fashion
Publicado em

Todos conhecem o que o significa Fast-fashion e quem são os reis desta vertente da moda. Porém, já ouviste falar do Slow Fashion?

 

De forma lógica, associamos de imediato o significado oposto do que é o Fast fashion. De facto, é exatamente isso!

 

Neste artigo, explicamos o que é o Slow Fashion e quais as 5 principais vantagens, em aderir a este tipo de moda consciente.

 

O Slow Fashion é um termo que surge por volta do ano 2004, em Londres, e rápido se propagou até chegar aos blogs de moda. Este novo conceito, ergue-se para contrapor a tendência do sistema priorizado no mundo da moda: o Fast Fashion. Neste último, destaca-se a produção em massa, a globalização, a ocultação dos impactos ambientais causados pela produção e/ou o investimento em mão de obra e materiais baratos.

 

Em resumo, o Slow Fashion surge como uma alternativa mais sustentável e consciente. Existem várias razões pela qual devemos aderir a este sistema de produção de moda consciente. A Aly John resumiu em 5 pontos, as principais vantagens:

 

 1. Valoriza os recursos locais

O Slow Fashion prioriza os produtores e parceiros locais. Tudo o que estiver disponível a esse nível, será utilizado. Garante uma economia mais distribuída e permite o desenvolvimento de uma produção mais diversificada e descentralizada.

 

team work

Photography: Unsplash

 

 2. Produtos com uma vida mais longa

Os produtos sustentáveis e produzidos de forma consciente, possuem uma vida útil mais longa e são mais valorizados que os consumíveis típicos.

O facto de a Aly John criar produtos intemporais, torna este processo ainda mais fácil. No Slow Fashion encoraja-se a reciclagem das peças através do remendo ou da personalização. Assim, tendo um produto de grande qualidade com uma longa vida útil, poderá ser utilizado em diversas fases da nossa vida.

 

Mom and daugther

 

 

 3. Produtos com história

Uma grande vantagem de produzir segundo a lógica do Slow Fashion, é a ligação que conseguimos criar com as peças.

Sendo produtos com uma longa vida, acabam por fazer parte da nossa história. São produtos que permanecem na moda e por isso sabemos que podemos usá-los vezes sem conta, sem preocupar-nos com as “tendências”.

Na Aly John criamos peças de Denim com o objetivo de fazer parte da tua história. Jeans e outras peças feitas especialmente à mão para oferecer-te algo único.

 

handmade denim

 

 

 4. Moda com liberdade

Os gigantes do Fast-fashion, padronizam as tendências da moda e levam-nos a consumir e escolher produtos que refletem um mesmo estilo globalizado. O Slow Fashion, pretende sair desse paradigma, permitindo uma opção mais alargada de produtos com estilos e modelos diferentes.

 

denim

 

 

 5. Preocupação laboral

Retirando a principal preocupação da produção em massa das coleções do Fast Fashion, o Slow Fashion foca-se nas condições laborais dos trabalhadores. Prioriza a formação e a cooperação entre trabalhadores e fornecedores, locais.

 

team work

0 comments

Deixar um comentário

Todos os comentários do blog são previamente avaliados, antes da sua publicação

Olá :)

Subrscreve à Newsletter

O teu Cesto de Compras está vazio.