Dia Internacional da Mulher a história

Dia Internacional da Mulher a história-Aly John
Publicado em

Dia Internacional da Mulher é celebrado no dia 8 de Março. A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas feministas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto. Em 26 de Agosto de 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhaga, a líder socialista alemã Clara Zetkin propôs a instituição de uma celebração anual das lutas pelos direitos das mulheres trabalhadoras.

 

 

As celebrações do Dia Internacional da Mulher ocorreram a partir de 1909 em diferentes dias de Fevereiro e Março, a depender do país. A primeira celebração deu-se a 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, seguida de manifestações e marchas em outros países europeus nos anos seguintes, usualmente durante a semana de comemorações da Comuna de Paris, no final de Março. As manifestações uniam o movimento socialista, que lutava por igualdade de direitos económicos, sociais e trabalhistas, ao movimento sufragista, que lutava por igualdade de direitos políticos.

 

 

 

 Na década de 1970, o ano de 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de Março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, económicas ou políticas.

O tema do Dia Internacional da Mulher de 2019 é: 'Pense igual, construa com inteligência, inove para a mudança'. O foco do tema está em formas inovadoras de avançar na igualdade de género e no poder das mulheres, particularmente nas áreas de sistemas de protecção social, acesso a serviços públicos e infraestrutura sustentável.

 

 

0 comments

Deixar um comentário

Todos os comentários do blog são previamente avaliados, antes da sua publicação

Olá :)

Subrscreve à Newsletter

O teu Cesto de Compras está vazio.